O Escutismo Abre portas em Santa Catarina – Abertura Oficial

No dia 28 de maio de 2017, o Escutismo em Sta Catarina da Fonte do Bispo abriu as suas portas oficialmente com o número 1395 do Corpo Nacional de Escutas.

A cerimónia de abertura oficial do Agrupamento iniciou-se na Eucaristia dominical na Igreja Matriz de Santa Catarina da Fonte do Bispo. A celebração foi presidida pelo reverendíssimo Assistente Regional, padre Nélson Rodrigues, coadjuvado pelo Assistente do Agrupamento, Prior José da Cunha Duarte e animada pela Banda do CNE Algarve.

Para além da celebração dominical, houve alguns momentos de destaque:

a)-  o discurso do Exmº Chefe Regional, Chefe João Cercas, que em nome do CNE e da Região abriu o Agrupamento com o seu número definitivo e que agraciou o senhor Presidente da Junta de Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, senhor Carlos Sousa, com a medalha de Agradecimento de 3ª classe [Bronze] pelos serviços/auxílios prestados ao Agrupamento durante a sua fase de fundação assim como agradeceu a colaboração prestada ao Agrupamento e a presença das várias entidades, agrupamentos e pessoas presentes.

b)- o discurso da Secretária do Agrupamento Tutor (1200 de Quelfes), dirigente Sílvia Domingos, que foi a primeira personalidade a dar os parabéns ao novo Agrupamento.

c)- o discurso da chefe do novo Agrupamento, a dirigente Anabela Correia, que agradeceu a presença das várias entidades, personalidades e Agrupamentos presentes e que, em nome do Agrupamento, entregou um louvor de Agrupamento aos pais, empresas e associações que colaboraram na fundação do Agrupamento; os listelos aos elementos e algumas insígnias de especialidade.

d)- o discurso do assistente do Agrupamento, Prior José da Cunha Duarte, que agradeceu toda a colaboração prestada ao Agrupamento, aos dirigentes, aos pais, aos elementos e que fez votos de muito sucesso.

e)- a entrega de flores a Nª Senhora de Fátima como símbolo de amor, respeito e fé.

f)- a entrega de flores a Santa Catarina como símbolo de entrega do Agrupamento e dos seus elementos à patrona do Agrupamento.

g)- o discurso do senhor Presidente da Junta de Freguesia que se mostrou emocionado e feliz pela abertura de mais uma associação em SCFB e que também agradeceu a colaboração e o empenho de todos para a fundação de mais um Agrupamento.

Após estes momentos, finalizou-se a Eucaristia e todos foram convidados para a cerimónia da Benção da nova sede e para visitarem a sede, como forma de a apresentar à população e aos convidados e como símbolo oficial da fundação e abertura do novo Agrupamento.

Por fim, os convidados e os elementos de todos os agrupamentos presentes foram confraternizar num almoço preparado pelos pais dos nossos elementos e pela Junta de Freguesia.

Estiveram presentes, ao longo da cerimónia, a Junta Regional do Algarve; os Agrupamentos 98 de Faro, 100 de Tavira, 290 de Loulé, 413 de Ferragudo, 1200 de Quelfes, 1201 de Conceição de Faro, 1255 de Moncarapacho, 1324 da Sé de Faro, 9115 Nª Sª do Amparo e as Guias de Portugal – Companhia de Tavira; dois elementos da GNR do Destacamento de Tavira; o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Catarina; a Liam Algarve e a Liam de SCBF; os Jovens Sem Fronteiras de SCFB; as Catequistas de SCFB; a Associação Jovem; as Motos Antigas; o Bowling Club; a Creche e Lar Nª Sª das Dores; a Comissão de Festas; os pais e familiares dos nossos elementos e a população de SCFB.

 

A todos MUITO OBRIGADA!!!

Anabela Correia, tucano fidelis

 

Agenda Regional

Próximos Eventos

25 dezembro 2018