O Escutismo Abre portas em Santa Catarina – Abertura Oficial

No dia 28 de maio de 2017, o Escutismo em Sta Catarina da Fonte do Bispo abriu as suas portas oficialmente com o número 1395 do Corpo Nacional de Escutas.

A cerimónia de abertura oficial do Agrupamento iniciou-se na Eucaristia dominical na Igreja Matriz de Santa Catarina da Fonte do Bispo. A celebração foi presidida pelo reverendíssimo Assistente Regional, padre Nélson Rodrigues, coadjuvado pelo Assistente do Agrupamento, Prior José da Cunha Duarte e animada pela Banda do CNE Algarve.

Para além da celebração dominical, houve alguns momentos de destaque:

a)-  o discurso do Exmº Chefe Regional, Chefe João Cercas, que em nome do CNE e da Região abriu o Agrupamento com o seu número definitivo e que agraciou o senhor Presidente da Junta de Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, senhor Carlos Sousa, com a medalha de Agradecimento de 3ª classe [Bronze] pelos serviços/auxílios prestados ao Agrupamento durante a sua fase de fundação assim como agradeceu a colaboração prestada ao Agrupamento e a presença das várias entidades, agrupamentos e pessoas presentes.

b)- o discurso da Secretária do Agrupamento Tutor (1200 de Quelfes), dirigente Sílvia Domingos, que foi a primeira personalidade a dar os parabéns ao novo Agrupamento.

c)- o discurso da chefe do novo Agrupamento, a dirigente Anabela Correia, que agradeceu a presença das várias entidades, personalidades e Agrupamentos presentes e que, em nome do Agrupamento, entregou um louvor de Agrupamento aos pais, empresas e associações que colaboraram na fundação do Agrupamento; os listelos aos elementos e algumas insígnias de especialidade.

d)- o discurso do assistente do Agrupamento, Prior José da Cunha Duarte, que agradeceu toda a colaboração prestada ao Agrupamento, aos dirigentes, aos pais, aos elementos e que fez votos de muito sucesso.

e)- a entrega de flores a Nª Senhora de Fátima como símbolo de amor, respeito e fé.

f)- a entrega de flores a Santa Catarina como símbolo de entrega do Agrupamento e dos seus elementos à patrona do Agrupamento.

g)- o discurso do senhor Presidente da Junta de Freguesia que se mostrou emocionado e feliz pela abertura de mais uma associação em SCFB e que também agradeceu a colaboração e o empenho de todos para a fundação de mais um Agrupamento.

Após estes momentos, finalizou-se a Eucaristia e todos foram convidados para a cerimónia da Benção da nova sede e para visitarem a sede, como forma de a apresentar à população e aos convidados e como símbolo oficial da fundação e abertura do novo Agrupamento.

Por fim, os convidados e os elementos de todos os agrupamentos presentes foram confraternizar num almoço preparado pelos pais dos nossos elementos e pela Junta de Freguesia.

Estiveram presentes, ao longo da cerimónia, a Junta Regional do Algarve; os Agrupamentos 98 de Faro, 100 de Tavira, 290 de Loulé, 413 de Ferragudo, 1200 de Quelfes, 1201 de Conceição de Faro, 1255 de Moncarapacho, 1324 da Sé de Faro, 9115 Nª Sª do Amparo e as Guias de Portugal – Companhia de Tavira; dois elementos da GNR do Destacamento de Tavira; o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Catarina; a Liam Algarve e a Liam de SCBF; os Jovens Sem Fronteiras de SCFB; as Catequistas de SCFB; a Associação Jovem; as Motos Antigas; o Bowling Club; a Creche e Lar Nª Sª das Dores; a Comissão de Festas; os pais e familiares dos nossos elementos e a população de SCFB.

 

A todos MUITO OBRIGADA!!!

Anabela Correia, tucano fidelis

 

Dia da III secção

Nos dias 11 e 12 de Fevereiro de 2017, 330 Pioneiros e Marinheiros do Algarve reuniram-se no Parque de Feiras e Exposições de Tavira a fim de celebrar o Dia da III Secção, sob o lema “Sê o Tesouro do Mundo”. A atividade teve como herói Pier Giorgio Frassati, um jovem italiano conhecido pela sua dedicação ao outro e escolhido pela Junta Central como modelo para o ano de 2017. 
Com a chuva intensa a não dar tréguas, o raid previsto para o primeiro dia foi cancelado e os Pioneiros e Marinheiros foram desafiados a ir em busca da maior riqueza da humanidade pelo recinto do Parque. Pelo caminho foram encontrando alguns tesouros fúteis e mundanos e, no fim, concluíram que o maior tesouro são as nossas qualidades e virtudes postas ao serviço do outro, à semelhança do que fez Pier Giorgio durante toda a sua vida. 
No segundo dia de atividade, o objetivo foi amealhar pontos que os conduzissem às Bem-Aventuranças. Por cada Bem-Aventurança alcançada, as equipas e equipagens receberam uma peça de um puzzle, que foram construindo em conjunto. Este puzzle - um baú aberto contendo um coração, o símbolo da atividade - ficou terminado durante a Eucaristia, quando cada subcampo ofereceu a virtude que lhes tinha sido atribuída como nome (Alegria, Confiança, Plenitude, Dedicação, Vocação e Juventude). 
Após a entrega de prémios e lembranças, foi feito o encerramento da atividade. Apesar das más condições meteorológicas durante todo o fim de semana, acreditamos que esta atividade tenha conseguido aquecer um pouco o coração de cada um dos participantes e motivá-los a oferecer aos outros o que de melhor têm. Isso sim, traz a verdadeira felicidade.

 

 

 

 

MENSAGEM DE NATAL’2016

“Deus vem acampar connosco”

Caros irmãos Escutas,

Convido-vos, neste Natal, a olhar para o nosso Deus feito criança. O nosso Deus é precisamente esta criança que nasceu há dois milénios; nascimento esse que, em cada Natal, celebramos. Quanta confusão pode causar à nossa inteligência, aceitar um Deus na simplicidade e fragilidade desprotegida duma criança. Mas é precisamente a pequenez do nosso Deus que O torna grande na nossa vida.

Ainda recordamos as palavras do Papa Emérito, Bento XVI, que há seis anos comentava a afirmação de Orígenes, «A Palavra abreviou-se». Dizia o Papa que Jesus Cristo é esta Palavra; palavra eterna que se fez pequena; tão pequena que cabe numa manjedoura. Fez-se criança para que a Palavra pudesse ser compreendida por nós. Desde essa altura, em que a Palavra se abreviou, ela não é apenas audível, não possui somente uma voz: agora a Palavra tem um rosto que, por isso mesmo, podemos ver: Jesus de Nazaré.

Esta criança que trazemos à nossa contemplação, é verdadeiramente o nosso Deus. Esta criança, da qual o aniversário celebramos em cada Natal, é o mesmo Jesus Cristo que contemplamos na cruz a morrer por cada um de nós e nos alegra com a notícia da ressurreição. Não são pessoas diferentes. É o mesmo Deus e Senhor que entra na nossa história pedindo licença para “montar a sua tenda” entre nós, como escreve São João. A presença de Deus na nossa vida não é inoportuna nem incómoda. Ele pediu-nos para fazer parte da nossa história ao nascer como criança, totalmente dependente dos nossos cuidados humanos. 

Na cruz, Jesus Cristo carrega sobre si o pecado de toda a humanidade. Antes, na pobreza de uma manjedoura, o mesmo Jesus Cristo traz consigo os mais frágeis do nosso mundo. É precisamente na pessoa dos mais frágeis que nós encontramos a pessoa de Jesus Cristo, hoje. Não podemos celebrar o nosso Natal com o coração aberto à nossa família e às tradições consumistas e pagãs, abdicando de um envolvimento sério e comprometido com os mais frágeis do tempo de hoje. 

Certo de que neste Natal todos nos envolveremos nesta atitude comprometida traduzindo o Evangelho em práticas concretas de Amor, com uma especial atenção para com os mais frágeis e marginalizados, invoco a bênção do Senhor para todos vocês e para as vossas famílias. Não esqueçais que não existe Natal Escutista e muito menos Cristão sem a Pessoa de Jesus Cristo. 

 

Sempre Alerta para Servir,

P. Nelson Rodrigues

Assistente Regional do C.N.E - Algarve

 

 


 

Ordens de Serviços Regionais

Informamos que já foram recuperadas e já se encontram disponíveis para consultas (link)  as Ordens de Serviços Regionais.

Poderão ser consultar Ordens de Serviços que foram redigidas desde 1972 até ao presente ano.

 

Dep. de informática da Junta Regional do Algarve 

 


 

Agenda Regional

Próximos Eventos

25 dezembro 2018